sexta-feira, 2 de maio de 2014

8 competências de Inteligência Emocional...

A inteligência emocional é uma poderosa habilidade de aliar emoções e pensamento e, assim, qualificar nossas ações. Ao tomarmos consciência das emoções e delas extrair informações, nosso pensamento torna-se ao mesmo tempo mais abrangente e preciso. E nossas ações mais eficazes. Ela nos garante capacidade de escolher novas formas de lidar com as situações difíceis e de se libertar de velhos hábitos de pensar e de agir que não produzem os resultados que queremos. Saber agir emocionalmente com inteligência pode trazer diversas vantagens na sua carreira.

Confira as 8 competências de inteligência emocional que você não pode ignorar no ambiente de trabalho:

1. Melhorar o Aprendizado Emocional: é importante saber identificar e interpretar as emoções, a fim de reconhecer suas causas e efeitos. Sem isso, você não tem nenhum controle sobre as suas reações frente às situações que podem surgir;

2. Reconhecer Padrões: se você consegue observar e identificar como reage às diferentes situações e emoções, fica mais fácil agir de modo mais efetivo no desafios do ambiente de trabalho;

3. Refletir Consequências: examinar as consequências de seus padrões e escolhas permite uma reflexão sobre as consequências da expressão das suas emoções perante superiores, colegas e subordinados;

4. Navegar Emoções: as emoções contêm dados e energia. Navegar Emoções é encontrar a sabedoria e utilidades dessas informações e saber se aproveitar delas para melhorar seu desempenho;

5. Motivação Interna: criar e manter a energia necessária para manter-se no caminho, apesar da resistência e dos obstáculos que aparecem diariamente no trabalho, faz com que você se mantenha responsável, colocando-se no comando das ações e respostas a despeito dos estímulos externos;

6. Otimismo: combinar pensamento e sentimentos para alterar nossas crenças, medos e atitudes para um viés mais proativo. Isso permite que você encontre soluções inovadoras e inspiração para “matar um leão por dia” (ou vários…);

7. Melhorar a Empatia: reconhecer e apropriadamente responder às emoções das outras pessoas pode fazer com que você melhore sua empatia junto a seus colegas, facilitando o atingimento das metas da empresa e de seus objetivos pessoais de carreira;

8. Buscar Metas Nobres: meta nobre é uma declaração de missão pessoal, é o legado que você quer deixar para o mundo. Buscá-las constantemente faz que suas decisões de curto e longo prazo estejam claramente norteadas, o que pode ajudá-lo a criar e manter o comprometimento e a motivação na vida pessoal e profissional.

Essas competências, quando aplicadas conjuntamente, possibilitam atuar de maneira emocionalmente inteligente, a partir de uma tomada de decisões bem informada, intencional e com propósito.

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