terça-feira, 30 de julho de 2013

Google aprimora busca por voz no Chrome ao estilo Google Now...

Da mesma forma como já acontece com o Google Now em smartphones e tablets, o Google inseriu um atalho para que a busca por voz possa ser realizada diretamente no seu navegador Chrome. Todo o processo é realizado sem o auxílio de um mouse, ou toque na tela.

O navegador Chrome, e apenas ele, permite que a busca realizada dentro do site do Google possa ser realizada por meio da voz. Este recurso não é novo e está presente dentro da barra onde o termo a ser pesquisado é inserido, em um pequeno ícone cinza de microfone na parte direita. A busca pode ser realizada com um clique no ícone, ou, agora, com um atalho que funciona tanto em PCs quanto em Macs. Nos computadores com Windows – ou Macs que utilizam teclados que não são da Apple – basta segurar Control + Shift + . (ponto final) e no teclado da Apple em Macs, basta trocar o Control pela tecla Command, que é a tecla que está em ambas as laterais da barra de espaço, e que exibe este sinal: ⌘.

Ao pressionar as três teclas ao mesmo tempo, a interface de busca – que é exatamente a mesma que está presente no Google Now de aparelhos móveis, é exibida e a pesquisa pode ser realizada com o termo falado. Em testes realizados, o reconhecimento dificilmente errou um termo, mesmo em língua estrangeira. Em alguns momentos, o buscador não finalizou o reconhecimento de voz, que pode ser concluído ao pressionar a tecla Enter.

Este recurso também responde algumas perguntas, mas não na língua portuguesa que utilizamos. Para um teste, entramos no Google do Reino Unido (www.google.co.uk) e perguntamos quem é Barack Obama (dizendo: Who is Barack Obama?). O sistema respondeu, em uma voz natural, com base no resultado que a Wikipédia entrega.

Este recurso exige que o computador esteja conectado à um microfone, que pode ser o que já existe em vários notebooks, ou então algum microfone configurado pela porta USB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário