segunda-feira, 13 de maio de 2013

No Brasil, 3 entre 4 acessos à Internet são feitos de smartphones e tablets...


Estudo sobre o mercado móvel nos países em desenvolvimento, realizado pela Nokia Siemens Networks, revela que no mundo a categoria de preço e cobrança é a mais importante para retenção de clientes em uma operadora, no Brasil, rede e qualidade de serviço são considerados os requisitos principais com 41%, um aumento de 3% em relação a 2011 e 5% em relação a 2010.

Globalmente, o número de heavy users (aqueles que usam muito dados) cresceu 20%, hoje são 64% (2012). No Brasil, eles somavam 57% em 2012, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. O levantamento mostra ainda que probabilidade de churn (troca de operadora) em 2012 foi de 42%. No Brasil, esta porcentagem foi de 52% (47% em 2011) devido às políticas implementadas pelo órgão regulador que criaram um ambiente favorável à portabilidade, além da grande competitividade no setor e da crescente demanda dos usuários por conectividade.

A pesquisa destacou ainda as principais características dos usuários de telefonia móvel: 61% utilizam o celular como o telefone principal dentro e fora de casa (54% em 2011); 30% veem no aparelho uma diversão (26% em 2011); 27% o utilizam para conversas regulares fora de casa (32% em 2011); 27% querem o aparelho para se conectar a internet ou ficar online (19% em 2011); 10% usam o celular para conversas ocasionais fora de casa (11% em 2011); e 2% utilizam o celular por outros motivos (3% em 2011). 

Também revelou que 3 entre 4 acessos à internet no Brasil são feitos de smartphones ou tablets. Esta informação ajuda os fornecedores de dispositivos a investirem na produção de aparelhos com custo mais acessível, que venham atender a este público específico. Com o aumento da produção destes dispositivos, os preços tendem a baixar, mais pessoas podem ter acesso aos equipamentos e, por consequência, ocorre um aumento de rentabilidade nas operadoras, pois seus clientes passarão a contratar mais serviços de valor agregado.

Segundo ainda o material, 57% dos usuários no Brasil são heavy users de serviços avançados (46% em 2011); 36% usam planos com tarifas fixas (29% em 2011); 80% têm pacotes pré-pagos; e 49% contratam planos adicionais. O gasto médio de pacotes voz e dados é de R$ 96,00 e, para somente os que têm conexões de dados, com tablets e modem, é de R$ 51,00.

A pesquisa identificou os principais fatores que levam os usuários a mudar de operadora: interesse na promoção oferecida pela concorrente; baixo custo dos serviços; quando amigos, parentes ou conhecidos mudaram de operadora; atendimento insatisfatório; altos preços dos pacotes e condições dos contratos; participação em programas de fidelidade; ou melhor cobertura da rede de dados da concorrente.

O levantamento dos dados no país aconteceu no período de 28 de novembro a 7 de dezembro de 2012 e contou com uma amostra de 1.006 usuários de todas as operadoras nacionais, com idade entre 16 e 55 anos, das classes A a E, sendo 52% do sexo feminino. Não foram consideradas as promoções realizadas pelas operadoras no final do ano no estudo. De acordo com a International Communication Union - ITU (ICT Development Index – 2012), o Brasil é considerado um mercado em transição.

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