terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SEO ou PPC? Eis a Questão...


"Em minhas pesquisas pela WEB, encontrei esta matéria muito interessante sobre MKT Digital, vale muito a pena ler."

Saiba qual dessas estratégias você deve privilegiar no trabalho inicial, estrutural de um site.

A comunidade online é composta de milhões de potenciais consumidores, que podem ser alcançados pela internet. Ao mesmo tempo, a internet também é um desafio completamente diferente. O fácil acesso que se oferece às empresas também representa muito mais concorrência, como se pode imaginar. Simplesmente ter um site não é suficiente para tornar seu negócio viável e em condições de competir com os outros. Você deve ter alternativas, primeiramente para convencer os visitantes a acessarem o seu site. A partir da visitação precisa tornar seu site cada vez mais conhecido, visível, encontrável, pois, conquistada a visitação, você precisa transformar seus visitantes em consumidores. Porém...

Conquistar visitas é um trabalho que nunca termina. Se seus visitantes não retornarem e novos visitantes não vierem, não há chances para um negócio online.

Investir em marketing digital é sua melhor opção se seu negócio é online, e são duas as opções mais utilizadas para se começar a obter visitação, SEO e PPC.

Pesquisas indicam que entre 60% e 70% dos internautas recorrem às buscas para encontrar sites, independente do assunto. SEO significa Search Engine Optimization e é o processo de aprimorar um site de modo que ele apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa nas buscas, para as palavras-chave de seu interesse. Desta forma, você pode ter certeza que vai se destacar de forma orgânica, natural, não paga.

Com técnicas de SEO, não há necessidade de se pagar pelos cliques, mas isso exigirá que você invista bastante tempo no desenvolvimento dessa estratégia. A maturação do processo de SEO é de médio ou longo prazo. Demoram-se alguns meses, pelo menos, antes de o objetivo ser plenamente alcançado, mas, uma vez alcançado, você terá um fluxo constante de visitas.

PPC significa Pay Per Click, também conhecido como link patrocinado. É um tipo de publicidade utilizada nos mecanismos de busca. Ao pesquisar por algum termo, as buscas oferecem anúncios de empresas que têm interesse naquela palavra-chave. O link patrocinado são vantajosos em relação a outras formas de publicidade, por ser contextual, e há sempre uma boa chance de clique em seus anúncios. Exige, também, trabalho de otimização dos anúncios, para aumentar o número de cliques e diminuir o custo por clique. Isso passa por escolher as palavras-chave corretamente, otimizar a página de destino do clique (landing page) para que ela efetivamente trate do assunto da palavra-chave e, ainda, fazer a oferta do valor do clique (funciona como um leilão) de forma sensata. Tudo isso funcionando, seu anúncio tende a ficar entre os primeiros as serem expostos e ainda custar menos.

Com este tipo de publicidade, você pode controlar sua campanha, desde a criação do seu anúncio. Você também pode gerenciar o público-alvo, o assunto, o grupo e a localização geográfica e, ainda, estabelecer os limites do seu investimento. No momento em que o orçamento para o dia for atingido seus anúncios param e só voltam a ser exibidos no dia seguinte.

Então, qual estratégia você utilizar? A resposta é simples. 
SEM = SEO + PPC.
Então, qual estratégia você utilizar? A resposta é simples: SEM. Ao uso conjunto das duas estratégias, SEO e PPC, chama-se SEM, Search Engine Marketing, Marketing de Buscas, já que é nessas que essas estratégias funcionam. Você não pode prescindir de nenhuma das duas estratégias. SEO funciona com o tempo, ao passo que o resultado do PPC é imediato, você começa hoje e hoje já terá visitantes. Em um gráfico Investimento x Visitação, os números das duas estratégias tendem a seguir caminhos opostos ao longo do tempo e então se estabilizarem. Você começa investindo mais em PPC, que inicialmente será a maior fonte de visitas de seu site. Esse investimento tende a diminuir ao longo do tempo, assim que o trabalho de SEO começar a surtir efeito, ficando seu site cada vez mais bem posicionado nos resultados das buscas e as visitas começam a aumentar de forma natural. Com bons rankings orgânicos, o uso do PPC passa ser uma carta na manga, que pode ser utilizada sempre que necessário. Mesmo com o SEO funcionando, o ideal é sempre manter um investimento mínimo em PPC e aumentá-lo sempre que houver necessidades específicas e imediatas.

Por Alex Moraes

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