quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Wikipedia interrompe acesso ao site em inglês por 24 horas em protesto contra lei antipirataria

A página na internet da Wikipedia em inglês ficará inacessível durante toda esta quarta-feira como protesto contra o projeto de lei antipirataria que está em avaliação no Congresso dos Estados Unidos, anunciou no próprio site a fundação que coordena a enciclopédia eletrônica.

A popular fonte de informação comunitária suspenderá as operações de suas versões em inglês por 24 horas em uma inédita medida que reforça a crescente chuva de críticas contra as polêmicas iniciativas denominadas Lei Contra a Pirataria na Internet (Sopa, em inglês) e Lei de Proteção à Propriedade Individual na Internet (Pipa, em inglês). A Wikipedia é considerada um dos sites mais populares da internet, com milhões de visitantes todos os dias.

"Se aprovada, esta lei prejudicará a internet livre e aberta, e trará novas ferramentas para a censura de portais internacionais nos Estados Unidos", disse a fundação Wikimedia no comunicado.

Os projetos legislativos têm como finalidade atacar a venda de produtos americanos piratas no Exterior. Os promotores incluem as indústrias de música e do cinema, cujos produtos são muitas vezes vendidos ilegalmente.

Eles consideram que a legislação é necessária para proteger a propriedade intelectual e os postos de trabalho. Já os críticos assinalam que as medidas podem causar prejuízos à indústria tecnológica e infringem o direito à liberdade de expressão.

Empresas de tecnologia como Google, Facebook, Yahoo, Twitter, eBay, AOL e outros têm argumentado contra a iniciativa e dizem que ameaça a subsistência da indústria.

A Wikipedia não é o primeiro site da web a anunciar planos para interromper o serviço, no entanto, se trata do mais conhecido. Reddit e Boing Boing, além de outros portais também possuem estratégias de suspensão de seus endereços.

Fonte: ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário