quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Google Social Search não agrada Twitter

O Google lançou mais uma novidade em seu buscador, trata-se do Google Social Search, que irá exibir resultados personalizados aos seus usuários, tudo de acordo com seus contatos em dois sites da empresa, o Picasa, muito utilizado no armazenamento e compartilhamento de fotos, e o Google+, sua nova rede social, que embora muitos digam estar fracassando, possui bons números.

Agora, além da tradicional busca, onde o internauta encontra links públicos, disponíveis a todos, estará a disposição uma busca personalizada e privada. Apertando um botão que fica no canto superior direito do site, o usuário pode alterar os resultados, que serão gerados de acordo com seus contatos nos sites anteriormente ditos. Embora nada de oficial tenha sido falado, é bem provável que o Picasa seja para a busca de imagens e o Plus para a de textos.

No entanto, nem tudo são flores, e essas mudanças já causaram revoltas na web, principalmente com os diretores do Twitter, rede social de microblog que pode ser a maior prejudicada. Tudo porque a partir de agora resultados de Twitter, Facebook e outras redes sociais não aparecerão mais nas buscas das pessoas, fato que acontecia principalmente no caso de pesquisas em tempo real.

No caso do Twitter, isso acontece desde o final do ano passado, quando o contrato de dois anos com a empresa de Mountain View se expirou e não foi renovado. A partir de agora, só posts e links de contatos do Google+ irão aparecer nas pesquisas personalizadas e em tempo real. Em comunicado oficial, o Twitter diz que o Google está “diminuindo a web”:

“Estamos preocupados com a possibilidade de que, como resultado das mudanças no Google, encontrar essas informações fique mais difícil para todos. Cremos que as mudanças são ruins para as pessoas, editores, organizações noticiosas e usuários do Twitter”.

Com isso, a tendência é que o Google+, rede social que vem crescendo, ganhe ainda mais força, pois terá ao seu lado um dos sites mais acessados em todo o mundo (quiçá o mais acessado). Se antes você tinha que integrar e autorizar sua “Conta Google” (Google Account) para ver resultados das redes sociais, que se tornaram a grande febre da internet, agora isso será automático, e a única opção é a desativação desse tipo de pesquisa, restando apenas o modo “tradicional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário