quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Vale a pena ler de novo! Qual a diferença entre SMM, SEM, SMO e SEO?

No mundo do marketing digital a utilização de siglas para determinar algum termo técnico é muito comum. Nos últimos tempos muito tem se falado em SEO, uma técnica para otimização de sites, junto com ela apareceu o SEM que além de agregar a otimização traz também métodos para aumentar a visibilidade do site, depois com a ascensão da comunicação digital se tornou praticamente obrigatório a presença de empresas em mídias sociais, dessa necessidade nasceu o termo SMO, um método de otimização em mídias sociais, agregado a ele veio o SMM, que trata das estratégias em mídias sociais, entendeu ou ficou confuso?
Vamos explicar cada uma delas, pois até profissionais da área às vezes se confundem, inserem estratégias erradas e tratam de maneira incorreta o seu público-alvo. Lá vamos nós:

SMM: Também conhecido como Social Media Marketing ou Marketing em Mídias Sociais, é uma estratégia utilizada com o objetivo de aplicar o marketing em mídias sociais. Apareceu há pouco tempo, veio da necessidade de manter o usuário utilizando a mídia social a favor da empresa, pois não adiantava técnicas SMO se o usuário não se tornava fiel a mídia social. O SMM busca criar conteúdo de qualidade para o usuário e negócios através da colaboração, compartilhamento e engajamento em redes sociais, gerando visibilidade e identidade para a empresa.

SEM: Search Engine Marketing ou Marketing para Ferramentas de Busca, é uma junção de técnicas onde o principal objetivo é aumentar e melhorar a visibilidade de sites em mecanismos de busca. Além de utilizar o SEO como técnica agregada, o SEM também utiliza técnicas em links patrocinados e display. O link patrocinado é uma maneira de fazer seu site aparecer nas primeiras posições, porém utiliza apenas os dois primeiros resultados do lado esquerdo e o resto aparece no lado direito, já o display são anúncios em sites parceiros de determinados buscadores, o Google por exemplo.

SEO: É a mais conhecida entre as siglas, em inglês Search Engine Optmization ou em português Otimização para Ferramentas de Busca, seu principal objetivo é melhorar o posicionamento de qualquer site em uma ferramenta de busca, seja ela o Google, Bing, Cadê, Altavista, etc. Existem diversas técnicas para implementar o SEO, podemos dizer que é uma das mais difíceis técnicas que o marketing digital detêm, porém a que mais traz resultados positivos para o seu negócio. Podemos concluir que SEO é a união de diversas técnicas que otimizam sites para determinadas palavras-chave.

SMO: Social Media Optimization, em português é conhecido como “Otimização de Mídias Sociais”, é uma estratégia que tem como objetivo aumentar a quantidade de visitantes únicos dentro de qualquer mídia social, o ideal é que a mídia social gere tráfego para o site e o site tráfego para a mídia social, tornando um ciclo vicioso entre ambos, o SEO ajuda diretamente o SMO, ou seja, não existe técnica SMO sem antes existir a implementação do SEO, já que as duas técnicas têm em comum a otimização do website.
Essas estratégias são o coração do marketing digital e é essencial que um profissional da área saiba utilizá-las de maneira correta.

Autor: Kleber Bernardo | Publicidade Digital

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